Pertinax

PERTINAX – SAIBA O QUE É E PRA QUE SERVE

PERTINAX – SAIBA O QUE É E PRA QUE SERVE

Quem trabalha com facas gráficas sabe como a precisão é importante: um milímetro já pode fazer toda a diferença! Ao mesmo tempo, a exatidão é um desafio: é preciso manter a lâmina no local do vinco em todos os momentos. Isso é trabalhoso, especialmente em trabalhos de tiragens maiores. Felizmente, a indústria já percebeu isso e se esforça para desenvolver itens que facilitem essa tarefa. É o caso do pertinax, um acessório moderno e opcional, que pode acompanhar facas gráficas e proporcionar muito mais precisão em qualquer corte ou dobra.

O que é o pertinax?

O pertinax é um nome popular para um objetivo chamado contra-vinco ou contra-faca, que já existia na indústria gráfica antes de seu lançamento. Seu diferencial perante os demais, além de ser pré-fabricado, é o insumo usado em sua confecção: ele é feito da resina fenol-formaldeído, popularmente conhecida como resina fenólica. O pertinax é feito com a fresagem computadorizada de uma placa de resina, que serve para abrir as canaletas.

Sua principal vantagem perante outros polímeros é sua propriedade termofixa (ela não se deforma com a temperatura). Por esta razão, é amplamente usada em produtos moldados.

Para que serve o pertinax?

O pertinax nada mais é do que uma variação das canaletas. Ele pode tranquilamente substituir essas ferramentas, com muitas vantagens frente a elas. Ambas funcionam da mesma forma: firmam os vincos da faca em um ponto determinando. Assim, elas agem como se fossem guias, conduzindo-a as regiões que de fato precisam ser dobradas.

Acontece que muitas gráficas ainda usam as chamadas canaletas manuais, confeccionadas pelo próprio profissional. Elas podem funcionar bem, mas é preciso usar uma técnica de decalque com papel – o que é bem trabalhoso, especialmente em trabalhos de alta tiragem, além de aumentar a possibilidade de erros.

Isso não acontece com o pertinax. Como ele é pré-fabricado, de acordo com espessura do material que a faca vai cortar e especificações da faca, não é preciso nenhum trabalho de adaptação. Deste modo, ele reduz o tempo para a realização dos cortes, as margens de erro, as chances de retrabalho e, consequentemente, os custos.

Como usar o pertinax?

O primeiro passo para usar o pertinax é pedi-lo a seu fornecedor de facas conforme as características da sua máquina e do substrato. Isso é importante, já que se trata de um acessório opcional.

Saiba que, ao contrário das canaletas feitas com outros materiais, ao usar o pertinax não é preciso colar nada no material a ser cortado. Basta encaixar o suporte plástico nas lâminas de vinco e começar a trabalhar! A grande vantagem disso é que não há os típicos – e incômodos – resíduos de cola que ficam no material após o corte.

Além disso, ao contrário das contra-facas pré-fabricadas feitas de outros materiais, o pertinax pode ser usado em trabalhos de alta tiragem. Isso acontece devido à sua confecção fibrosa, característica da resina fenólica. Canaletas de materiais mais fracos, por outro lado, geralmente têm que ser substituídas ao longo do trabalho, aumentando a sua duração e prejudicando a produtividade.

Interessado? Fale com a gente e peça um orçamento para pertinax, sem compromisso! Buscamos entender e atender as necessidades de nossos clientes e parceiros com confiança, credibilidade e precisão, oferecendo o melhor custo x benefício.

FAÇA SUA FACA COM QUALIDADE E PERFEIÇÃO

+55 11 3272-1430


Whatsapp FL Facas Whatsapp FL Facas