Facas Gráficas

FACAS GRÁFICAS MANUAIS E A LASER: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

FACAS GRÁFICAS MANUAIS E A LASER: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Para indústrias que fabricam itens como rótulos e embalagens, a precisão é fundamental. Esse é o motivo pelo qual as facas gráficas são ferramentas básicas para empresas desse ramo.

Também conhecidas como facas de corte e vinco, elas têm uma série de funções. Servem tanto para realizar o corte de partes de embalagens que precisam se encaixar, quanto para fazer o vinco de itens que devem ser destacáveis, como cartelas de adesivos.

Parece simples? Não é! Um milímetro faz toda a diferença. Provamos: as facas gráficas antigas, feitas à mão, com madeira, aço e barbante, tinham que ser remontadas a cada trabalho, de acordo com as medidas necessárias para ele.

Felizmente, as facas de corte e vinco evoluíram: fabricadas em escala industrial, oferecem muito mais precisão e durabilidade, além de serem multifunção. Já há, inclusive, versões a laser. Junto com as manuais, elas são as opções disponíveis para as indústrias gráficas.

Como funcionam as facas gráficas manuais?

As facas gráficas manuais são as mais tradicionais. Graças a adaptações de design, elas são bem mais ágeis do que antes.

Sua estrutura continua sendo de madeira, com a lâmina de aço inserida em um vinco. Uma camada de borracha mantém essa parte metálica no lugar. Há, também, versões com o corpo totalmente em aço. A grande novidade é que, se antes as duas funções – corte e vinco – tinham que ficar separadas, hoje ambas podem ser desempenhadas por uma única peça.

Como funcionam as facas gráficas a laser?

Quando se fala de inovação em facas gráficas, é impossível não mencionar as versões a laser. Elas são, sem dúvida, as mais modernas que existem! Ao contrário das facas de corte e vinco manuais, elas não são físicas: como o próprio nome diz, um feixe de laser é o responsável por cortar ou destacar a porção correspondente da embalagem ou do rótulo. Mais precisão, impossível!

Acontece que elas são muito mais complexas: são verdadeiras máquinas, que podem ocupar bastante espaço. Por serem de alta tecnologia, seu preço ainda não é tão acessível, principalmente para empresas pequenas. Mas, se você pode pagar, é um bom investimento na certa!

Qual faca gráfica devo usar em minha empresa?

Relação custo-benefício. Esse é o princípio que deve guiar todo e qualquer investimento que você faz em seu negócio! A escolha da melhor faca gráfica não é exceção: você deve analisar a que vale mais a pena para o tipo de serviço que você executa. A precisão e modernidade das facas a laser as tornam muito desejadas. Só que, justamente por isso, elas são mais caras. Além disso, você vai precisar investir na qualificação dos seus funcionários, para que eles aprendam a manusear o equipamento. Ou seja: o investimento só vale a pena se você tem uma demanda muito alta e precisa produzir mais itens em menos tempo.

Agora, se o seu estabelecimento é menor, as facas gráficas manuais são a melhor opção. Elas podem não ser tão inovadoras, mas dão conta dos trabalhos da mesma forma – e com um investimento bem mais baixo.

Faça sua faca com perfeição e qualidade. Aqui na FLFacas utilizamos equipamentos qualificados para a fabricação de facas a laser, como: Han’s Laser CS 1200W, dobradeira de lâminas computadorizadas e plotter para impressão, garantindo os melhores resultados em destacadores, facas, pertinax, protótipos, borrachas para facas, clichês e muito mais.

+55 11 3272-1430


Whatsapp FL Facas Whatsapp FL Facas