Emborrachamento em Facas Gráficas

EMBORRACHAMENTO EM FACAS GRÁFICAS: CONHEÇA AS VANTAGENS DESSA TÉCNICA

EMBORRACHAMENTO EM FACAS GRÁFICAS: CONHEÇA AS VANTAGENS DESSA TÉCNICA

Uma boa alternativa que a tecnologia trouxe foi o emborrachamento em facas gráficas, que traz diversas vantagens para quem o utiliza.

Quem tem mais tempo de atuação na indústria gráfica, com certeza, se lembra das facas de corte e vinco de antigamente. Feitas com pedaços de metal unidos com barbante, elas nem sempre eram confiáveis e tinham que ser desmontadas ao fim de cada trabalho.

Felizmente a indústria melhorou muito de alguns anos para cá. Hoje, as ferramentas são feitas sob medida, são mais resistentes e podem ser reutilizadas várias vezes. Para quem precisa de uma precisão cirúrgica na hora de trabalhar, há a opção das facas a laser.

Continue lendo para aprender mais sobre a técnica de emborrachamento em facas gráficas, suas vantagens e com usá-la em sua empresa!

O que é o emborrachamento em facas gráficas?

As facas de corte e vinco são feitas de base de madeira geralmente em compensado e laminas de aço temperado. Além de resistente, o material é preciso e quando é pressionado contra o material a ser cortado, faz ele se romper.

Esta técnica cria os cortes e destaques presentes em embalagens, cartelas de adesivos, cartões de visitas, etc.

O emborrachamento de facas gráficas mantém essas partes do corte protegido e garante a ejeção do material cortado, permitindo que elas executem sua função normalmente. A diferença é que há a aplicação de tiras de borracha sobre a matrizes de corte.

Parece uma técnica simples? Pode até ser, mas, acredite: ela traz uma série de vantagens às gráficas que investem nela.

Quais são as vantagens do emborrachamento em facas gráficas?

Por mais resistentes que as laminas sejam, eles também estão sujeitos a danos e, eventualmente, inutilização. Os principais problemas são a ferrugem, que vem com o tempo e o contato com determinados materiais, e o desgaste – principalmente no caso das facas gráficas, que são constantemente pressionadas contra outros materiais.

O emborrachamento em facas gráficas vem, justamente, para evitar estes problemas. Ele funciona como uma mola ejetora expulsa o material cortado e protege as laminas da faca, de modo a reduzir o desgaste e os consequentes danos que vêm com mais tempo de uso.

Trata-se de uma técnica usada em diversas indústrias, não somente na gráfica. Por exemplo: no setor químico, há materiais que corroem metais, mas não plásticos. Também há peças de equipamentos mecânicos que são emborrachados de modo a evitar o desgaste pelo atrito.

Independentemente do setor, o emborrachamento sempre prolonga a vida útil do item. Assim, os gastos com a reposição de peças inutilizadas diminuem.

Como fazer o emborrachamento em facas gráficas?

Se você fizer facas de corte e vinco sob medida, há empresas que já as emborracham de fábrica. Agora, caso as suas ainda sejam de forma aleatória e imprecisa e você queira investir na técnica, e com borracha de qualidade, será necessário consultar uma empresa especializada no trabalho.

Isto porque há vários tipos de materiais usados no emborrachamento em facas gráficas: mais macios ou mais firmes. A empresa perguntará como a ferramenta será usada para definir a melhor opção.

Em busca de soluções para emborrachamento em facas gráficas? A Ferreira Facas tem mais de 20 anos de experiência de mercado neste ramo.

Fale com a gente e saiba o que temos para te oferecer!

Telefone: +55 11 3272-1430


Whatsapp FL Facas Whatsapp FL Facas